NOTÍCIA

Volvo alcança a vice-liderança do mercado premium no Brasil

 
Com a venda de 5.171 veículos até a sexta-feira, 9, no Brasil, a Volvo Cars acaba de ultrapassar a Mercedes-Benz no número de emplacamentos deste ano, o que lhe confere a vice-liderança do mercado de veículos premium, com 15,9% de participação e atrás apenas da líder BMW, que possui 27,5% de market share e 3,7 mil carros a mais. A empresa renova sua expectativa de encerrar 2020 com 7 mil veículos vendidos e com isso manter a segunda colocação que alcançou neste mês.
 
“No primeiro semestre já havíamos superado a Audi e alcançado a terceira posição e, em setembro, chegamos ao inédito segundo lugar no mês. Agora os volumes acumulados do ano também nos dão a segunda posição após superarmos a Mercedes-Benz”, comenta o diretor geral de operações e inovação da Volvo Cars no Brasil, João Oliveira. “Se olharmos a velocidade com a qual estamos vindo, abrimos o semestre com cerca de 400 carros atrás [da Mercedes] e estamos tirando a diferença mês a mês. Então acredito que até o fim do ano abriremos ainda mais essa diferença para consolidar a segunda posição”, indica.
 
Embora o volume previsto para 2020 represente uma queda de 11,5% sobre as vendas da marca em 2019 (7.913 unidades), o resultado é considerado positivo pelo executivo, uma vez que com este número, a marca seguirá como líder na categoria de SUVs premium e no segmento de carros eletrificados. Até agora, foram 4,5 mil SUVs, que equivalem a 22,6% de participação desse mercado; e entre os modelos plug-in híbridos, a marca detém 61%, com mais de 1,9 mil unidades entregues.
 
De acordo o diretor da Volvo, 50% das vendas da marca neste ano foram feitas a novos clientes, ou seja, que nunca tiveram um Volvo antes. Apesar da crise pandêmica e da supervalorização do dólar, que impactaram os preços dos modelos, com aumento de 12% em média, a empresa, em conjunto com a rede de 37concessionárias viu ao longo desses meses de pandemia uma oportunidade para avançar com o atendimento digital e se aproximar do consumidor.
 
Para isso, a empresa lançou o Volvo360, um site com tour virtual dentro de uma concessionária, onde o cliente consegue andar pelo showroom e entrar nos veículos em um ambiente 3D. Por meio da plataforma, o potencial cliente também pode ter contato direto com os vendedores via Whatsapp.
 
“A Volvo passou os últimos anos se transformando internamente para, finalmente, revolucionar a indústria automotiva. E não vamos parar por aí, esse é só o começo. Para 2021, as expectativas são extremamente positivas, especialmente com a chegada do nosso primeiro modelo 100% elétrico ao Brasil”, completa.
 
 

Fonte: automotivebusiness.com.br