NOTÍCIA

Vendas de pneus crescem pelo 2º mês consecutivo

 
As vendas de pneus cresceram pelo segundo mês consecutivo em setembro, ao registrar aumento de 7,7% sobre o volume de agosto, segundo balanço mensal divulgado pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). No mês passado, o mercado brasileiro consumiu 5,58 milhões de unidades, resultado que representa crescimento de 6,8% sobre setembro de 2019.
 
No mês passado, tanto as vendas para montadoras quanto para o mercado de reposição foram maiores do que agosto, com crescimentos de 5% e de 8,5%, respectivamente. No entanto, ao comparar com setembro do ano passado, há um aumento de 12,7% para o mercado de reposição, enquanto as vendas às montadoras de veículos foi 9,6% menor.
 
Também no acumulado de nove meses a indústria de pneus registra queda das vendas: até setembro foram 35,9 milhões de unidades, volume 19% menor que as 44,3 milhões entregues em mesmo período do ano passado. Entre as categorias, todas têm queda nas vendas acumuladas deste ano: pneus para automóveis (-24,6%), comerciais leves (-23,7%) e pneus para caminhões e ônibus (-8,5%).
 
A balança comercial do setor de pneus acumula superávit de US$ 153,2 milhões nos nove meses do ano, embora o valor seja 4,2% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, principalmente por causa da queda de 31,7% das exportações. Em unidades, o setor continua com déficit, já que o número de pneus importados (13,8 milhões) é maior que o de unidades exportadas (7,4 milhões).
 

Fonte: automotivebusiness.com.br