NOTÍCIA

Novo Audi Q5 100% elétrico chegará ao mercado em 2022

 
Quando se fala em desenvolvimento de carros elétricos, sabemos que a Audi e a Porsche trabalham em conjunto na plataforma chamada PPE, que será posicionada acima da MEB e servirá aos veículos de luxo e alto rendimento do Grupo Volkswagen. O Porsche Macan elétrico será o responsável por inaugurar essa nova base em 2022 e pelo que relata a imprensa alemã, um totalmente novo Audi Q5 elétrico chegará ao mercado meses depois. 
 
Ainda não sabemos se o nome oficial será Q5 e-tron ou Q6 e-tron, mas o novo modelo será posicionado acima do futuro Q4 e-tron, que promete ser o elétrico mais barato da marca e terá versões SUV e SUV-coupé (Sportback).
 
Em termos de design, não espere por grandes surpresas, pois a Audi não deve fugir muito do estilo já conhecido nos SUVs da marca, seja o menor Q4 e-tron, o pioneiro e-tron, ou mesmo os modelos a combustão, como o Q3 e o Q5. 
 
Embora as dimensões externas sejam muito próximas do Q5 atual, espere por espaço interno mais amplo, chegando próximo a de um modelo maior, como e-tron SUV. Outra questão importante abordada pelo site alemão Auto Motor Und Sport é o fato de que este futuro Q5 e-tron poderia substituir o próprio e-tron no futuro, que ainda é construído na plataforma MLB Evo, uma evolução da MLB convencional adaptada ao trem de força elétrico.   
 
Bastante aguardada, pois a Porsche vem trabalhando há muito tempo nela, a versão elétrica do Macan será a primeiro veículo do grupo a utilizar a Premium Platform Electric (PPE), desenvolvida em conjunto pela Audi e Porsche. Até o momento, um cupê de quatro portas no formato do A5 Sportback, conhecido internamente como E6, era considerado o primeiro modelo Audi PPE.
 

Fonte: insideevs.uol.com.br