NOTÍCIA

Goodyear testa pneus que reduzem distância de frenagem em 30%

 
A Goodyear vem testando pneus dotados de novos sensores e por isso capazes de reduzir a distância de frenagem em 30%. As avaliações já somam 3 milhões de quilômetros em estradas. Esses sensores podem enviar vários dados ao veículo e informar a melhor maneira de dirigir com segurança a cada momento.
 
 A fabricante de pneus acredita que esse recurso é um grande passo, sobretudo para veículos autônomos, especialmente quando se considera a importância do pneu na segurança. Essa nova interface com a eletrônica embarcada dos veículos tem grande potencial de redução de acidentes.
 
Os pneus inteligentes medem em tempo real o desgaste, carga, pressão e temperatura, bem como as condições da superfície da estrada, permitindo que o veículo se ajuste e encontre uma resposta a esses dados para otimizar seu desempenho.
 
"Pense em um motorista numa estrada escorregadia e sinuosa, com temperaturas baixas. Ele diminui a velocidade, aciona os freios e evita movimentos bruscos no volante. Mas imagine o que acontece se ninguém estiver atrás do volante, como ocorre nos autônomos. O pneu é a única parte que entra em contato com a pista e por isso pode levar essas informações ao carro, melhorando a segurança”, recorda o diretor de tecnologia, Chris Helsel.
 
Embora ainda não estejam disponíveis, os pneus conectados passam por testes por montadoras e também por startups.

Fonte: automotivebusiness.com.br