NOTÍCIA

Ford mostra carro capaz de “conversar” com outros veículos e pedestres

 
A Ford aproveitou a Consumer Electronics Show (CES) 2019, a maior feira de tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas (EUA), para anunciar que, a partir de 2022, todos os seus carros vendidos no Estados Unidos serão equipados com a tecnologia C-V2X. O sistema permite ao veículo se comunicar diretamente com outros veículos e até pedestres, por meio da rede de telefonia 5G.
 
Na prática, a implantação do C-V2X irá permitir, por exemplo, que em um cruzamento dois veículos negociem qual deles terá a preferência ou que um pedestre em um ponto cego seja localizado pelo celular que leva consigo. Será possível ainda integrar o automóvel com a sinalização de trâsito, emitindo um alerta para o motorista caso ele cruze o farol vermelho.
 
Outra aplicação para a tecnologia, segundo a marca do oval azul, será a de melhorar a “sensibilidade” dos automóveis autônomos, permitindo a troca de informações entre veículos que atualmente trabalham isolados, dependendo apenas de informações captadas por suas câmeras e sensores.

Fonte: motorshow.com.br