NOTÍCIA

Continental usa tecnologia ecológica na produção de pneus e repassa a outras empresas

 
A fabricante de pneus alemã Continental e a Kordsa, fornecedora de material de reforço têxtil, anunciaram que estão oferecendo ao mercado uma nova tecnologia ecologicamente sustentável e livre de custos de patente. Trata-se da Cokoon, que permite a adesão do material têxtil com compostos de borracha sem o uso de produtos químicos potencialmente cancerígenos, como formaldeídos.
 
As duas empresas trabalham no desenvolvimento dessa tecnologia desde 2017. Segundo comunicado da Continental, mais de 40 empresas (incluindo fabricantes de pneus, de conversores e fornecedores de material têxtil) já demonstraram interesse em testar a Cokoon e consideram ingressar no pool de licenciamento gratuito para contribuir com o desenvolvimento do processo.
 
A única contrapartida exigida é que qualquer avanço descoberto no processo Cokoon seja compartilhado gratuitamente entre os membros do pool, uma vez que Continental e Kordsa disponibilizam o novo método de adesão têxtil-borracha gratuitamente.
 
Como pneus precisam atender muitos requisitos, como desempenho, resistência, segurança e sustentabilidade, as lonas têxteis precisam ter uma adesão perfeita à borracha e ecologicamente sustentável. A avaliação do processo de amostragem e o retorno dado pela indústria incentivou a Continental a adotar a tecnologia. A empresa já produziu em série 250 mil pneus de passeio com o processo Cokoon.

Fonte: automotivebusiness.com.br