NOTÍCIA

Caoa instala maior fachada fotovoltaica do mundo em Anápolis

 
O Grupo Caoa instalou a maior fachada fotovoltaica do mundo em seu Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) localizado no interior da fábrica de Anápolis (GO), onde produz veículos Hyundai e Chery. Com investimento de R$ 130 milhões, os vidros do edifício receberam Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV) da Sunew Glass, em uma superfície de 850 m2 que gera energia elétrica sustentável com a incidência de radiação solar, suficiente para fornecer toda a energia mensal consumida em todas as estações de trabalho do prédio.
 
O projeto da Caoa com a Sunew foi instalado pela SolarVolt, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções e projetos de energia solar fotovoltaica, que criou a segunda maior superfície de OPV do mundo. “Os benefícios são inúmeros, tanto para o meio ambiente como para a empresa. A instalação do OPV na fachada do prédio contribui para suprir grande parte da demanda por energia elétrica e, assim, potencializar a eficiência energética e contribuir com a redução da pegada de carbono”, destaca Tiago Alves, CEO da Sunew.
 
Mauro Correia, CEO do Grupo Caoa, lembra que o Centro de Pesquisas em Anápolis tornou-se peça chave para viabilizar e agilizar os principais lançamentos da empresa, e agora amplia sua própria eficiência com o uso de energia solar, que reduz emissões de CO2 e consumo de energia da rede elétrica. “Nossa expectativa com instalação do painel é muito grande e demonstra nosso real comprometimento com a sustentabilidade de nossa planta. Com o CPEE, a Caoa Montadora tem conseguido ótimos resultados em pesquisas e nas homologações de veículos, mas buscamos muito mais que isso e temos realizado diversos esforços para conscientizar e transformar o comportamento dos nossos colaboradores diretos e indiretos e o desenvolvimento socioambiental de toda a região”, explica o executivo.
 
“Temos feito grandes avanços nos estudos de biocombustíveis no CPEE e agora com a parceria com a Sunew e Solar Volt agregamos mais uma frente importantíssima na busca por soluções inovadoras na linha de pesquisa de células fotovoltaicas de baixo peso e alta capacidade. Esta é mais uma ação que reforça o nosso compromisso com a busca da sustentabilidade através da pesquisa e inovação realizada no Brasil, em um momento em que a indústria automobilística ingressa em uma fase de transformação tecnológica sem precedentes”, afirmou Marcio Alfonso, diretor técnico da planta e CEO da Caoa Chery.
 

Fonte: automotivebusiness.com.br