NOTÍCIA

Produção de veículos sobe 5,2% em outubro, diz Anfavea

 
A produção de carros cresceu 5,2% em outubro, na comparação com igual mês de 2017, divulgou nesta quarta-feira (7) a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Foram 263,3 mil unidades fabricadas, contra 250,2 mil um ano antes.
 
No acumulado do ano, a produção chegou a 2,45 milhões de veículos, alta de 9,9% sobre igual período do ano passado.
 
A estimativa para as vendas para todo o ano de 2018 continua em 2,54 milhões, o que representa um aumento de 13,7% em relação a 2017, segundo a Anfavea. Já a produção deve ficar na casa dos 3 milhões, alta de 11% na mesma comparação.
 
Exportações
 
Foram exportados em outubro 38,7 mil veículos, queda de 37,3% frente ao mesmo mês de 2017. De acordo com a Anfavea, os embarques para outros países devem ficar abaixo de 700 mil unidades neste ano.
 
Rota 2030
 
O presidente da Anfavea, Antonio Megale, destacou que o Rota 2030, o novo projeto de incentivo ao setor automotivo do Brasil, está na pauta do Congresso e deve ser votado ainda nesta quarta-feira.
 
"Acho que há um consenso de que o Rota é bom para todos, mas há alguns contratempos que demandam discussão no congresso", disse em coletiva durante o segundo dia de imprensa do Salão do Automóvel. "Quem fala mal do Rota, não conhece o programa", emendou.
 
Segundo ele, a ideia é ter uma definição positiva do Rota 2030 até a abertura oficial do salão do automóvel, que acontece na quinta-feira (8).
 
Expectativa para o novo governo
 
Sobre a expectativa do setor para o novo governo, Megale afirmou que ainda não é possível saber o que vai acontecer e que a "previsão de crescimento de dois dígitos" na produção de veículo está mantida para 2019.
 
"À medida que o governo for mostrando suas linhas, vamos nos ajustando", afirmou.

Fonte: g1.globo.com