NOTÍCIA

Ford Fiesta ST terá "launch control" como os desportivos grandes!

 
A Ford irá lançar em breve, no mercado europeu, as versões mais… "apimentadas" do seu utilitário Fiesta, com a sigla ST a prometer emoções fortes. Recorrendo ao novo motor tricilíndrico de 1,5 litros turbo da família Ecoboost, o Fiesta ST consegue os mesmos 200 cv da geração anterior (agora com 290 Nm), mas um som mais agressivo, como se pode ouvir no vídeo abaixo. Um filme em que a piloto britânica Louise Cook mostra tudo aquilo de que o Fiesta ST é capaz.
 
Porque a Ford aplicou no seu "speedy gonzalez" muitos dos ensinamentos recolhidos em programas como o Focus RS ou até no GT, equipando o pequeno Fiesta com dispositivos invulgares neste segmento, mesmo nas versões desportivas. Por exemplo, o Fiesta ST conta com um diferencial autoblocante da Quaife para melhor tracção, além de ter um sistema de controlo de arranques (Launch Control), habitual em grandes desportivos. Com este sistema ligado, o ST atinge os 100 km/h em 6,5 s, conseguindo depois acelerar até aos 232 km/h!
 
E porque estas "performances" a direito de nada valem se, depois, o carro não for competente a curva, o chassis do Fiesta ST recebeu também melhorias significativas, nomeadamente com novas molas que permitem inserir melhor a frente em curva, anulando a normal tendência de escorregar em frente. Além disso, o pilo…, perdão, o condutor poderá escolher, pela primeira vez, três modos de funcionamento (Normal, Sport e Track) que alteram as respostas do motor, da direcção e do controlo de estabilidade, além do som do escape.
 

Fonte: aquelamaquina.pt