NOTÍCIA

Audi agrada tribos diferentes coma a superperua RS4 e o SUV Cupê Q8

 
A Audi agradou públicos bem diferentes no Salão de São Paulo. Para a tribo cada vez menor dos fãs de perua, a marca alemã levou o RS4 Avant. E quem curte crossover e SUVs tem no Q8 um dos mais belos modelos da atualidade.
 
Claro que há espaço para os modelos de luxo mais tradicionais, como bem provam as novas gerações dos sedãs A6 e A8. Além deles, a marca também investiu no esporte fino com o A7 Sportback, a segunda geração do seu cupê de quatro portas. Todos chegam no primeiro semestre de 2019 ao mercado e ainda não tiveram preços revelados. 
 
Com exceção do RS4, os demais modelos trazem o novo sistema híbrido leve associado ao motor V6 3.0 TFSI de 340 cv. A tecnologia combina um superalternador e um sistema elétrico de 48 volts para gerar até 12 kilowatts de potência. Essa força extra é usada para mover o carro em situações de velocidade de cruzeiro, entre 55 km/h e 160 km/h.
 
Elétrico confirmado
 
Curiosamente, a marca trouxe o conceito e-Tron para o evento ainda coberto pela clássica camuflagem dos carros de segredo, mas o modelo elétrico já foi apresentado no exterior em sua versão de produção. Camuflado ou não, o e-Tron foi confirmado para o mercado brasileiro e tem chegada agendada para o segundo semestre de 2019.
 
O e-Tron é um dos elétricos que foram confirmados neste salão, um rol que inclui o Chevrolet Bolt, Nissan Leaf e Renault Zoe. O carro de produção gera potência equivalente a 408 cv e conta com autonomia de até 400 km.
 
Superperua para poucos
 
 
Na troca de geração, o RS4 Avant acabou adotando o novo 2.9 V6 biturbo de 456 cv e 61,2 kgfm a somente 1.900 rpm, contra os 450 cv e 43,8 kgfm a partir de 4.000 rpm do antigo V8 4.2 aspirado de alta rotação.
 
Associado ao câmbio automático de 8 marchas e ao sistema de tração integral quattro, o conjunto leva a RS4 Avant de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e a velocidade máxima é limitada a 280 km/h - e não 250 km/h como é de costume nos carros alemães. Haja pressa na hora de levar crianças nesta perua.
 
Audi Q8
 
 
Lançado no Salão de São Paulo, o Q8 chama atenção pelo estilo rebuscado. O SUV cupê tem detalhes ousados como a nova grade frontal em formato tridimensional e também as lanternas traseiras ligadas por LEDs.
 
Audi A6
 
 
A oitava geração do sedã médio-grande chega ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2019. O estilo inteiramente reformado é apenas um dos chamarizes. Ao contrário do A7 e do A8, o A6 também contará de início com um 2.0 TFSI de quatro cilindros e 245 cv, versão que enfrentará os BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E equipados também propulsores equivalentes.
 
Audi A7
 
 
Longo, largo e baixo, o Audi A7 já chamava muita atenção na geração original, um poder de atração que ficou ainda mais agudo na segunda encarnação. O cupê de quatro portas ganhou um ar enfezado, além de lanternas envolventes de LEDs.
 
Audi A8
 
 
Com ares de limusine, o A8 de quarta geração se destaca pelo sistema de condução autônoma de nível 3, que pode assumir o controle da condução a até 60 km/h, administrando até movimentos da direção. Segundo a Audi, dependendo das leis de trânsito do país, o motorista pode até focar em outras atividades, sem precisar tocar no volante.

Fonte: revistaautoesporte.globo.com